Uma das principais ferramentas de comunicação para conversar hoje em dia é o aplicativo WhatsApp. Utilizado tanto para conversas entre familiares, amigos e colegas, quanto para entrar em contato com empresas. Muitas pessoas até preferem enviar mensagem do que ligar para alguém.
Uma pesquisa realizada pela Sercom, empresa especializada em projetos de tecnologia em comunicação, aponta que 64% dos brasileiros preferem o atendimento digital por meio dos aplicativos de mensagens, como o WhatsApp. E esse é um hábito mais forte ainda entre os adolescentes e jovens.
Diante desse cenário, que tende a continuar nos próximos anos, é importante que as empresas estejam cada vez mais preparadas para realizar um atendimento de qualidade via WhatsApp e ter capacidade para atender, de maneira organizada, o fluxo de mensagens que chegam diariamente. E isso é fundamental para conseguir vender mais por esse aplicativo e não perder clientes.
Neste artigo vamos apontar como as empresas podem melhorar seu atendimento via WhatsApp e dar a atenção necessária para cada cliente.
Surgimento do WhatsApp no Brasil
O WhatsApp surgiu no Brasil, em 2009. Inicialmente, apenas para Iphone e depois que passou a ter versão para Android. Com o passar dos anos foi se popularizando entre os públicos de diversas faixas etárias, devido à sua facilidade de uso, praticidade e rapidez.
Atualmente, o WhatsApp está instalado em 98% dos smartphones no Brasil, conforme dados da pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box, divulgada em março de 2024.
Com essa forte presença dele em smartphones e seu uso constante pela população, deixam claro a importância de investir em otimização, por parte das empresas, para atender melhor seus clientes, já que há uma alta chance de eles entrarem em contato via aplicativo de mensagem.
Como otimizar os atendimentos e parar de perder clientes no WhatsApp?
Uma forma estratégica de otimizar os atendimentos no WhatsApp de sua empresa é por meio de um CRM (Customer Relationship Management), que em português significa “Gestão de Relacionamento com o Cliente”.
O CRM é um sistema que tem como função gerenciar todas as etapas que o cliente passa a partir do momento que entra em contato para comprar um produto ou pagar por um serviço. E para facilitar o uso dele no dia a dia, é possível integrá-lo com o WhatsApp. Dessa forma, tem como atender o cliente no WhatsApp e ao mesmo tempo fazer a qualificação desse lead. Tudo isso na mesma plataforma.
Acompanhamento do cliente em cada etapa
Com essa gestão proporcionada pelo CRM no WhatsApp, a empresa consegue acompanhar melhor o processo de compra de cada cliente e gerenciar o seu atendimento, de forma que saiba qual é a melhor abordagem ou o que falta para a pessoa comprar ou se há potencial de venda. Isso contribui para parar de perder clientes no WhatsApp.
No CRM para WhatsApp é armazenado todas as informações necessárias de cada cliente que já entrou em contato com a empresa. Dessa maneira, quando o responsável por fazer o atendimento vai entrar em contato novamente, já tem todos dados relevantes para conversar com ele. De maneira que não perca tempo e tenha mais chance de converter a venda. parar de perder clientes no WhatsApp
Etapas do processo de compra
Antes de um cliente pagar por um produto ou serviço, ele costuma passar pelas etapas do processo de compra. As principais são:
1- Reconhecimento da necessidade ou do problema
2 – Busca por informações do produto ou serviço
3 – Avaliação de alternativas
4 – Decisão de compra
5 – Pós-compra e feedback
Para otimizar o processo de compra, é importante saber em qual etapa está esse cliente, informação que pode constar no CRM para WhatsApp. Assim, o vendedor vai saber como abordá-lo da melhor forma possível.
O CRM para WhatsApp é bom tanto para o vendedor quanto para o cliente, pois terá um atendimento mais satisfatório, ágil e profissional. Isso faz toda a diferença, aumentando a chance de venda. E com a concorrência que existe hoje no mercado, as empresas que não tem um atendimento de qualidade ou não sabem como comunicar com o cliente, vão ficar para trás.
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Portanto, se você precisa otimizar os atendimentos na sua empresa e não quer mais perder clientes, pode entrar em contato com a WaSpeed. Empresa especializada na organização e automatização de atendimentos via CRM para WhatsApp.
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