Nos dias de hoje, o tempo ficou escasso para muitos. A vida corrida e apressada se tornou comum. Uma pesquisa realizada pela ISMA-BR (International Stress Management Association Brasil) aponta que 62% dos brasileiros sofrem com a falta de tempo no dia a dia. Para tentar driblar esse problema, a tecnologia vem sendo bastante utilizada pelas pessoas, seja na vida profissional ou pessoal.
Neste artigo vamos falar de uma ferramenta que tem se mostrado uma aliada muito importante para economizar tempo, agilizar as tarefas e facilitar a organização nas empresas, que é o CRM (Customer Relationship Management), que em português significa “Gestão de Relacionamento com o Cliente”.
Você já ouviu falar em CRM? Sabe a importância dele para a sua empresa? Acompanhe nosso artigo para ficar ciente dos benefícios dessa ferramenta que podem contribuir para alavancar as suas vendas.
O que é o CRM?
Como citado anteriormente, o CRM é a “Gestão de Relacionamento com o Cliente”, ou seja, é um sistema que tem como função gerenciar todas as etapas que o cliente passa a partir do momento que entra em contato para comprar um produto ou pagar por um serviço.
Com o CRM fica mais prático para executar perfeitamente o funil de vendas, porque é possível visualizar de forma rápida em qual etapa que o cliente se encontra e como deverá ser a abordagem com ele. Isso serve não só durante o processo de compra, mas também para trabalhar o pós-venda, que é essencial para manter seu cliente fidelizado.
As empresas que não trabalham com um CRM costumam ter dificuldade para gerenciar o seu atendimento no dia a dia, além de perder muito tempo tentando organizar e lembrar em qual etapa que seu cliente está para saber como abordá-lo. Sem falar que com a ausência de um CRM fica mais fácil esquecer o atendimento de um cliente que entrou em contato há um tempo e que precisaria ser abordado de novo.
Integração com WhatsApp
Vale destacar que o CRM integra com outras ferramentas, como o WhastApp, o que agiliza ainda mais o atendimento e gerenciamento do lead. Dessa forma, enquanto conversa com o cliente, é possível classificar em qual etapa ele se encontra no próprio WhatsApp. Isso facilita muito para o responsável pelo atendimento, que não precisará abrir outra janela na tela do computador para acessar outra ferramenta, contribuindo para economizar tempo.
Automatizações no CRM para WhatsApp
Para agilizar ainda mais o atendimento ao cliente, o CRM para WhatsApp possibilita automatizar certas tarefas, como envio de mensagens específicas de acordo com a etapa em que o cliente se encontra. Essas respostas rápidas contribuem muito para as empresas que recebem diversas mensagens de clientes durante o dia, com perguntas parecidas.
Outra vantagem é a criação de autoatendimento no CRM para WhatsApp, ou seja, programar mensagens para serem enviadas automaticamente assim que o cliente entrar em contato. Pode ser perguntas, separadas por tópicos, para já adiantar o que a pessoa interessada está procurando. Assim, quando for dar início ao atendimento, o responsável já terá as informações iniciais necessárias para prosseguir a partir das perguntas já respondidas no autoatendimento.
É possível também fazer disparos de mensagens em massa para determinados contatos ou grupos no WhatsApp. Essa ação é fundamental para divulgar campanhas promocionais, comunicados ou notícias sobre tendências do mercado. Ou seja, é possível utilizar CRM para WhatsApp para alavancar as vendas.
Aumento das vendas
Todas essas automatizações e suas devidas vantagens contribuem para alavancar as vendas de uma empresa, além de agilizar e facilitar a comunicação com os clientes, de uma maneira organizada. Tudo isso sendo gerenciado pelo CRM integrado com o WhatsApp.
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